Atender tem a ver com estar de verdade com a outra pessoa. Isso independe da relação da qual estamos falando. Seja em nosso papel como pais, filhos, amigos, vizinhos, empresários, clientes, fornecedores. Passamos a nossa vida em função de atender necessidades. O ser humano é movido por necessidades e sentimentos, e vive em busca de atender ou ser atendido.
Você já pensou sobre isso?
Já que falamos sobre estar com o outro, vale fazer aqui algumas considerações sobre um bom PAPO:
- Presença: esteja de corpo e alma no momento. Isso cria conexão imediata com a outra pessoa e nos deixa mais atento. Seja pontual, se planeje para estar com seu parceiro de negócio, reserve um tempo adequado na sua agenda;
- Acolhimento: parece básico, mas não é! Ofereça água, cheque se a pessoa quer um café, pergunte sobre como foi seu dia até aquele momento, tenha um espaço adequado para poder conversar;
- Prosa: esteja atento ao rumo da conversa. Escute mais do que fale. Isso permitirá você conhecer mais a outra pessoa e entender sobre o que ela está trazendo para compartilhar. Espere a outra pessoa terminar para começar a sua fala. Os momentos de pausa entre um pensamento e outro são importantes para processarmos o que ouvimos, mas principalmente para que possamos falar com calma. Evite interromper a outra pessoa e o papo flui mais fácil. Faça perguntas para entender mais;
- Observação: esteja atento aos sinais que seu parceiro emite para você. Perceba-se durante a conversa. O que você fica pensando enquanto o outro fala? O que você sente enquanto ele fala? O que você tem vontade de fazer enquanto o outro fala? Esses pontos podem te ajudar a se conhecer melhor e respeitar seus sentimentos, saber como agir com eles e evitar ligar o piloto automático. Pilotos automáticos criam desconexões!
Quando você está com um parceiro de negócio qual necessidade você atende e em qual busca ser atendido? Estranho falar sobre esses assuntos no mundo dos negócios, não é mesmo? Não, não é e deveríamos cada vez mais falar. Necessidade, sentimento, vontade têm a ver com elos que podem ser formados ou rompidos. Eles nos aproximam ou afastam das pessoas. Os seres humanos tendem a buscar o que preencha ou atenda sua necessidade e dessa forma as conexões vão se formando. Já notou que em determinadas reuniões você sai feliz e saltitante porque encontrou um parceiro de diálogo, aquela pessoa com a qual você poderia fazer um meeting por 04 horas sem se cansar? Pois bem, isso tem a ver com o quanto você estava conectado à essa pessoa – quais interesses comuns, quais suas causas, suas preferências, necessidades e anseios. Só há uma forma de descobrir. Crie conexão, esteja de coração no momento em que estiver atendendo essa pessoa para aquele meeting de networking. Esteja aberto a ouvir e principalmente aberto a entender qual é a necessidade da outra pessoa.
E aí, como será seu próximo atendimento?