www.acicampinas.com.br | 19 99607-7604 | 19 2104.9200

Buscar
  • Associação Comercial de Campinas

15 Dicas para Você Criar um Networking de Sucesso!



Você sabia que 76% dos empresários procuram fornecedores na sua rede de amigos, 78% preferem e confiam em fornecedores que tenham uma relação de amizade e 68% sempre trocam informações de negócios no seu meio de amizade?

Talvez você tenha se assustado com esses números, mas essa pesquisa realizada com executivos em sete capitais brasileiras e publicada pelo SEBRAE-PR apenas comprova a tese de que as pessoas preferem fazer negócios com quem confiam.

Embora boa parte dos profissionais até saiba da importância de um bom networking para crescer profissionalmente, a maioria não sabe por onde começar e acaba se acomodando ou fazendo da forma errada.

É importante entender que para criar uma boa rede de contatos deve-se fazer um esforço deliberado para conhecer novas pessoas, investir nos relacionamentos e ter disposição de ajudar as outras pessoas, só assim você estará desenvolvendo um networking saudável. Imagine aquele colega da faculdade que há 5 anos não fala com você. Um belo dia essa pessoa surge do nada e te pede um favor, como você se sentiria? Provavelmente desconfortável, não é mesmo?

Muitas pessoas encaram o networking como um relacionamento por interesse, mas essa não é a essência do networking de qualidade, afinal de contas, ninguém gosta de gente interesseira. Se você deseja ter uma boa rede de contatos precisa se relacionar com pessoas que tenham interesses em comum. É como uma irmandade onde existe ajuda mútua. Se as pessoas perceberem que você se aproximou apenas para tirar alguma vantagem, então se afastarão rapidamente.

Hoje as redes sociais são uma ferramenta valiosa para gerenciar seu networking. Você deve usar essas ferramentas para manter contato, trocar informações e interesses. Se por um lado as redes sociais facilitam o acesso a determinadas pessoas que você não conhece pessoalmente, por outro, ter um milhão de "amigos" não vai ajudar muita coisa. É preciso ter critério e prezar pela qualidade dos contatos em detrimento da quantidade.

Preste atenção ao que você compartilha em suas redes sociais. O tempo das pessoas é escasso e por isso evite desperdiçá-lo com bobagens. Uma pessoa que posta constantemente banalidades, fotos desconcertantes e temas polêmicos tende a ser colocada de lado, por isso, pense duas vezes se você deve compartilhar aquele post bizarro.

Além disso, lembre-se que networking é uma via de mão dupla, ou seja, tenha cuidado para não ser o tipo de pessoa que só pensa em obter vantagens oferecendo pouco ou nada em troca.

Para contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional elaborei uma pequena lista com 15 dicas para você criar um networking de sucesso:

1) Desenvolva o hábito de se expressar com clareza para evitar más interpretações; 2) Torne-se uma pessoa interessante. Cultive a leitura, frequente museus, assista a bons filmes, concertos e peças de teatro, seja uma pessoa bem informada. Ter um bom repertório amplia as suas possibilidades;

3) Ao fazer contato com alguém (de forma virtual ou pessoal) procure se conectar através de assuntos em comum, por isso, ouça mais e fale menos;

4) Seja natural e consistente nos seus relacionamentos. Mantenha contato regular com a sua rede, como citei acima, é desagradável perceber que determinada pessoa só entra em contato contigo quando precisa de algo;

5) Tenha a atitude de partilhar suas ideias e pedir a opinião do seu interlocutor;

6) Cuide da sua aparência. Ela precisa ser compatível com o meio que você frequenta;

7) Mantenha contato com as pessoas mesmo que as coisas estejam correndo bem pra você; 8) Não fale mal de outras pessoas;

9) Verifique se o seu novo contato tem algo para lhe acrescentar. Lembre-se de que networking é uma troca;

10) Seja uma pessoa ética. Não use sua rede de contatos para difamar ou passar a perna em alguém;

11) Não seja chato. Entupir a caixa de mensagens ou o WhatsApp do seu contato com mensagens inúteis ou ofertas dos seus produtos vai queimar seu filme;

12) Seja útil, ofereça informações de valor para o seu interlocutor. Cultive o desejo genuíno de ajudar;

13) Demonstre gratidão e retribua as indicações e favores que receber. Cultive o hábito da reciprocidade;

14) Frequente eventos relacionados ao seu setor de atuação para se atualizar e conhecer novas pessoas;

15) Participe de pelo menos um grupo formal de networking, como o AC Networking promovido pela ACIC porque os membros destes grupos estão predispostos a colaborar uns com os outros, criando laços de amizade e alavancando os negócios uns dos outros.


Incorpore o networking em sua estratégia, feche negócios com mais facilidade e tenha a satisfação de ampliar a sua rede de amigos.