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O que é networking e como essa estratégia vai aumentar as vendas de sua empresa



O networking é cada vez mais valorizado em todas as áreas. Vivemos em sociedade e as pessoas dependem de outras para encontrar novas oportunidades e gerar negócios.

Fazer networking é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa. No entanto, muitos empresários ainda relutam em entender o que é networking e como realizá-lo da forma correta. Timidez, falta de conhecimento ou descrença nos benefícios que ele pode trazer são algumas das razões. Seja por qual for o motivo, a empresa que não mantém uma boa rede de contatos fica atrás dos seus concorrentes.

Além de maior visibilidade para você e sua empresa, são inúmeras as vantagens em criar e manter uma rede de contatos, entre elas aumentar as vendas e ter novos parceiros comerciais.

Afinal, o que é networking?

O termo networking é a junção de duas palavras do idioma inglês: net (rede) e working (trabalhando), usado para indicar uma rede de contatos profissionais ou pessoais. Quanto maior a sua rede, maior a chance de oportunidades e realizar negócios. É claro que, além da quantidade, o quesito qualidade é importante.

Fazer networking é a capacidade que uma pessoa tem de desenvolver sua rede de contatos, criando relacionamentos com profissionais e clientes com interesses em comum e com quem futuramente podem compartilhar serviços, experiências e informações. É estar disposto a dar algo de valor primeiro.

De acordo com pesquisa realizada com executivos em sete capitais brasileiras e publicada pelo SEBRAE-PR, 76% dos empresários procuram fornecedores na sua rede de amigos, 78% preferem e confiam em fornecedores que tenham uma relação de amizade e 68% sempre trocam informações de negócios no seu meio de amizade.

Os números comprovam a importância do networking para aumentar as vendas da sua empresa e a teoria de que as pessoas preferem fazer negócios com quem confiam.

Empresas que desejam ampliar ao máximo suas oportunidades de negócio devem investir em um bom networking. Como o seu foco é construir relacionamentos e negócios, é necessário cuidar de cada relacionamento construído para alcançar o sucesso e aumentar as vendas da sua empresa.