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  • Associação Comercial de Campinas

A diferença entre o AC Networking e outros grupos de relacionamento



“O homem é por natureza um animal político”. A frase clássica de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., em sua obra Política, explica a tendência da natureza humana de viver em sociedade, em grupos de relacionamento. Neste contexto está o networking como parte desses grupos de relacionamento. Apesar de não ser um tema estudado, e praticado, nos bancos acadêmicos, o networking tem ganhado espaço na agenda de empresários que buscam novas formas de fazer negócios. Criar oportunidades de negócios é um dos pilares da Associação Comercial de Campinas. Por isso, desde o ano passado, a entidade criou o AC Networking. Seu objetivo é facilitar o networking entre empresários e incentivar parcerias com indicações e recomendações entre os membros. AC Networking e outros grupos de relacionamento Nem todos os grupos de relacionamento podem ser considerados grupos de networking. Diferentemente do que geralmente acontece em outras redes de contatos, o AC Networking é um serviço gratuito para os associados da ACIC. O AC Networking é formado por grupos de networking entre empresários que se encontram semanalmente na ACIC para fazer networking estratégico com foco em resultados. Durante o encontro do AC Networking cada participante do grupo tem um tempo para se apresentar e divulgar o que faz. Em seguida, há uma troca de referências com outros integrantes conforme o interesse de cada um. As reuniões acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 9h30 e cada empresário pode trazer um convidado associado ou não à Associação Comercial. Participam dos encontros empresários, empreendedores e representantes de empresas de diversos segmentos de Campinas ou interessados em expandir seus negócios na região. Participar de grupos de relacionamento como o networking é fundamental para quem quer melhorar sua rede de contatos, identificar novos clientes potenciais e realizar negócios. Networking, o que é? O termo networking é a junção de duas palavras do idioma inglês: net (rede) e working (trabalhando), usado para indicar uma rede de contatos profissionais ou pessoais. Quanto maior a sua rede, maior a chance de oportunidades e realizar negócios. É claro que, além da quantidade, o quesito qualidade é importante. Há quem acredite que o networking se define como uma boa rede de contatos, ou seja, conhecer várias pessoas e ser conhecido por elas. No entanto, uma boa rede de contatos vai muito além disso, é quando as pessoas da sua rede realmente conhecem o profissional, confiam nos seus resultados e, mais importante, influenciam no crescimento dos negócios. Uma coisa é certa, o networking é uma ótima estratégia para aumentar as vendas de sua empresa. Empresas que desejam ampliar ao máximo suas oportunidades de negócio devem investir em grupos de relacionamento como o networking.