Buscar
  • Associação Comercial de Campinas

Confira 7 dicas para turbinar seu networking e impulsionar o seu negócio



Que o networking é importante para profissionais, empreendedores e empresas ampliarem seus contatos, penetração e abrir novas possibilidades e oportunidades de negócios ninguém discute mais. No entanto, não se trata apenas de mais uma ferramenta do marketing pessoal. A iniciativa exige muita aptidão social e, principalmente, critérios de construção desta rede de relacionamentos interpessoais, uma vez que não é somente uma agenda de telefones, mas um instrumento que pode, certamente, ajudá-lo a viabilizar suas metas e objetivos, e impulsionar o seu negócio. Conhecer as pessoas certas, que podem dar uma referência, fazer parceria, oferecer trabalho ou mesmo endossar suas competências profissionais faz toda a diferença para consolidar a sua marca.

Para pôr em prática é necessário se colocar em uma posição de reciprocidade, de maneira que os benefícios sejam mútuos. Assim, todos ganham. Neste sentido, o pulo do gato é a qualidade de seu networking e não a quantidade de contatos. Como um ser vivo, uma planta, por exemplo, é preciso escolher as sementes adequadas, adubá-la, cultivá-la e alimentá-la, de maneira que possa trazer os melhores resultados possíveis.

Para quem nunca olhou para o networking desta forma, elaboramos uma lista de dicas que vai te ajudar a formar sua rede de relacionamento da forma mais correta e vantajosa para todos. Algumas dicas são essenciais para buscar essa qualidade de networking. Acompanhe:

1) Amplie o máximo possível o seu olhar ao redor. Preste atenção aos artigos que são publicados, aos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos contatos da sua rede, busque um olhar multidisciplinar, aumentando seus conhecimentos e gerando mais conexões de qualidade.

2) Busque envolvimento com as pessoas, respondendo às mensagens e convites que recebe e não apenas atendendo exclusivamente àquilo que lhe interessa. Procure dar um retorno, uma atenção, mesmo que, momentaneamente, não possa atender, ajudar ou comparecer. Isso demonstra consideração e respeito.

3) Comunique-se com seus contatos espontaneamente, por meio de mensagens ou ainda nos compartilhamentos de conteúdos relevantes e de interesse em comum. Demonstre atenção genuína, evitando aparecer apenas quando a situação é de seu interesse. Procure as novidades.

4) Evite a prática de SPAM, que nada mais é que o envio de mensagens eletrônicas sem consentimento dos destinatários, com um teor genérico. Afinal, networking é uma rede de relacionamentos e merece a atenção de uma comunicação mais pessoal, direcionada e personalizada.

5) Nas situações em que for possível ajudar, colaborar, confraternizar-se com seus contatos, faça isso. Ações simples podem criar uma corrente do bem e tomar proporções importantes. O comungar com o outro traz a certeza de que quando precisar, uma ou várias mãos serão estendidas a você também.

6) Reconhecer as vitórias do outro, como uma premiação ou promoção, é recompensador. É importante parabenizar e comemorar as conquistas alheias, assim como gostaríamos que a recíproca seja verdadeira.

Por último e não menos importante, faça-se presente fisicamente. É fato que a vida moderna devora nosso tempo, porém, encontrar pessoas e ter conversas cara a cara trazem intimidade e sentimentos que ganham peso nas relações interpessoais.


www.acicampinas.com.br | 19 99607-7604 | 19 2104 -9200