top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Networking: 5 erros que você deve evitar



O networking é uma prática indispensável por quem busca estabelecer parcerias com pessoas e empresas com o objetivo de fazer novos negócios, estreitar relacionamentos e indicações que vão contribuir para o surgimento de novas oportunidades, sejam elas profissionais ou empresariais.

Ter um bom networking é muito mais que conhecer diversos profissionais e empresas.

Estabelecer uma boa rede de contatos profissionais pode trazer muitos benefícios para a sua empresa ou carreira. No entanto, a falta de conhecimento sobre como realizar um bom networking pode fazer com que você cometa alguns erros.

Confira a seguir 5 erros que você deve evitar no networking para construir uma boa rede de contatos e gerar ótimas conexões e negócios.

1 - Ser egocêntrico

Um erro muito cometido no dia a dia de qualquer pessoa, não somente na hora de fazer networking, mas em suas relações de modo geral. As pessoas querem ser notadas e falam sobre si mesmas, mas o exagero dessa atitude pode resultar no efeito contrário. Para evitar erros no networking, evite focar nas suas necessidades e dê mais atenção aos outros. E lembre-se, uma rede de contatos trata-se de formar relações que sejam benéficas para ambas as partes.

2 - Esquecer os nomes das pessoas

Não há nada mais desagradável do que esquecer o nome das pessoas. Também é bem chato perguntar pelo nome várias vezes ou, pior, chamá-las pelo nome errado. Isso demonstra desatenção e atrapalha o networking. Criar apelidos sem o consentimento da outra pessoa também pode demonstrar uma relação forçada. Por isso, evite!

3 - Ser arrogante

Este erro deve ser evitado em todos os âmbitos da vida. Contar todos as suas conquistas pode demonstrar arrogância, e não lhe ajudará em nada com seus futuros contatos. Essa regra pode ser fundamental não apenas para evitar cometer erros no

networking, mas em uma série de outras.

4 - Ser interesseiro

Outro hábito que deve ser evitado para não cometer erros no networking é procurar um contato apenas para pedir ajuda, ou seja, quando lhe convém.

Esta atitude faz as pessoas se afastarem de você e não ajuda no desenvolvimento da sua rede de contatos.

5 - Não ajudar as pessoas

Não olhe para sua rede de contatos pensando apenas em benefício próprio. Busque sempre ajudar seus contatos, seja útil. Sendo possível, ajude mesmo antes de ser solicitado. Nunca se esqueça que o networking é uma via de mão dupla, uma forma mútua de as pessoas se ajudarem.

Na hora de construir sua rede de contatos analise se há alguma atitude que precisa mudar, evitando erros no networking que podem prejudicar qualquer oportunidade de conquistar boas parcerias e fazer negócios.

Agora que você já sabe quais erros deve evitar no networking, confira 15 Dicas para Você Criar um Networking de Sucesso!


bottom of page