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  • Associação Comercial de Campinas

Por onde começar a fazer Networking?



Um dos principais desafios do empreendedor é aprender como desenvolver sua rede de relacionamento, onde encontrar um fornecedor de confiança ou como encontrar clientes estratégicos para fechar os melhores negócios.

Para iniciar uma rede de parceiros, é essencial conhecer pessoas e buscar aquelas cujo trabalho você admira e que têm os mesmos objetivos que você. Dessa forma, fica bem mais fácil se consolidar no mercado.

Existem algumas técnicas simples que, de acordo com o Samuel Pereira, do Segredos da Audiência, podem ajudar no início desse processo. Podemos dividi-las em 4 dicas:

Dica 1 - Networking é confiança

Networking não é só interesse, é relacionamento e esse relacionamento não deve ser baseado somente em dinheiro, mas sim pelo propósito. A sua conexão não deve ser apoiada em apenas um trabalho ou outro, se houver uma ligação entre propósitos das empresas, esse relacionamento será muito mais forte e duradouro do que o comercial.

Dica 2 - Os três marcos (agregue valor)

É importante se perguntar se você gera valor, quando isso acontece, automaticamente é gerado a reciprocidade.

Muitos especialistas indicam que, se você quer ser relevante para uma pessoa, pense em 3 coisas muito importantes que você já fez e que marcaram a sua carreira que poderão ser relevantes para a pessoa que você deseja se relacionar.

Dica 3 - Seja uma autoridade

Faça as pessoas falarem bem de você, dessa forma, sua abordagem será mais fácil. Sendo assim, você conseguirá influenciar as pessoas indiretamente a te ajudarem, o que te fará ser visto como uma autoridade e assim poderá utilizar contatos em comum para desenvolver uma nova conexão. É importante se manter como autoridade em sua área, primeiro em seu nicho e depois fora dele.

Outro fato necessário a ser lembrado é que, por mais que ter boas conexões profissionais sejam muito importantes para você prosperar em sua área de atuação, não basta escolher pertencer a um grupo de pessoas bem-sucedidas, elas também tem que te escolher.

Dica 4 - Comece pelo porquê

Se você estivesse em um elevador com uma pessoa e tivesse somente 30 segundos para convencê-la de que seu trabalho é interessante, o que você diria?

Simon Sinek explica em seu livro "Comece pelo porquê" que as pessoas se conectam primeiramente pelo "porquê", depois pelo "como" e por fim, pelo "o que" você faz.

Por esse motivo, inverter a ordem de como você explica sobre o seu trabalho ou empresa pode ser muito mais impactante para quem te ouve.

Por exemplo: A ACIC tem como intuito auxiliar no desenvolvimento e qualificação dos pequenos e médios empresários de Campinas e região. Dessa forma, conseguimos empoderar os empresários, além de auxiliar no desenvolvimento de suas redes de relacionamento, fazendo com que se tornem destaques em suas áreas.

Para que isso ocorra, os associados podem contar com soluções baseadas em 3 pilares: Redução de Custo, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Passo 5 (Bônus) - Procure grupos estratégicos

Além de utilizar o LinkedIn e outras redes sociais, uma forma muito interessante de conseguir desenvolver a sua rede de conexões é participando de grupos estratégicos que podem te oferecer indicações assertivas para o seu negócio.

Em Campinas, a ACIC irá inaugurar no dia 24/05 o Grupo Bravery, 8º grupo estratégico que faz parte do AC Networking e que já gerou mais 5 milhões de reais em negócios por meio de indicações assertivas. Clique aqui para conhecer mais sobre os grupos.