Buscar
  • Associação Comercial de Campinas

Networking estratégico e sua importância



Para ser um empresário bem-sucedido, não basta ser um bom profissional ou entender apenas do seu mercado. Hoje a relação com outros segmentos é fundamental para que o seu negócio alavanque. O ideal é estabelecer novos contatos, manter os já existentes e trabalhar o fortalecimento.

Sabemos que em muitas empresas os novos relacionamentos são fundamentais, e para gerar novos negócios é essencial o networking ou “rede de contatos”. Essa é uma forma de cultivar amizades e relações comerciais.

A principal finalidade e benefício que o networking estratégico proporciona, é a troca de informações e de experiências. Pois, viver com pessoas que inspiram, é um grande momento para aprimorar ideias e impulsionar o seu potencial. Além disso, quanto maior sua rede de contatos for, maior serão suas chances de obter sucessos em suas atividades.

Segundo um estudo da Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, o networking é uma ferramenta de muito proveito para visibilidade, credibilidade e rentabilidade. Ainda ressalta que, é um conceito que está enraizado no universo empresarial, porque promove negócios em conjuntos.

Como funciona o networking estratégico

Praticar o networking, é uma forma estratégica de trabalhar a sua rede de contatos. Esse tipo relacionamento é definido para um plano de aproximação com empresas que possam te interessar. Veja algumas dicas para que você aprimore essa técnica.

Comece buscando contatos que já passaram por sua vida, por exemplo, um ex-colega de faculdade, ele pode te auxiliar em algo que você precisa em um profissional hoje.

Outra forma de tornar esse relacionamento mais próximo, é marcando um encontro presencial com a pessoa de interesse, e sim, ir até ela, isso mostra como você é gentil.

Uma atitude que parece simples, mas fundamental, é sua apresentação, aos desconhecidos é interessante que você fale sobre seu perfil profissional, o que faz e como chegou até ela. Se for uma indicação, fale o nome da pessoa que indicou o contato.

Fazer o assunto fluir é importante, para isso, a conversa tem que ser de interesse para ambos. O ideal é concentrar em temas bons e agradáveis para os dois lados. Isso também vale para contatos que não sejam próximos, se você perceber que não há interesse da outra parte, não insista e mude o rumo do diálogo. Também evite falar apenas sobre você.

Procure ser solícito, outras pessoas precisam de indicações e recomendações, então esteja pronto para essas contribuições, afinal, sempre temos algum contato que possa ser efetivo aos outros.

Para tornar sua rede de contatos marcante na sua vida profissional, é necessário que ela seja valorosa, por isso, é preciso alimentá-la sempre. Afinal, as pessoas precisam lembrar de você. A frase “quem não é visto, não é lembrado” diz muito sobre como funciona o relacionamento de networking estratégico.

Porém, no conceito da rede de negócios, nem sempre você ganha, da mesma forma que você tem interesse em negociar, a outra pessoa também busca um objetivo com o seu contato. A conversa sempre deve ser pautada pela troca de informações e conhecimentos.

Por último e não menos importante, ouça os feedbacks, todos nós temos deficiências ou algo a melhorar perante outras pessoas ou clientes. Por isso, saiba ouvir.

Empresas que buscam oportunidades de networking

Nas empresas, em geral, os proprietários buscam mostrar mais sobre sua marca e oferecer os serviços disponíveis. Com a internet isso se tornou mais fácil, então mantenha suas páginas na internet atualizadas, por exemplo, o Linkedin, uma rede social para profissionais que conta com mais de 25 milhões de usuários no Brasil, ela pode ser uma grande ferramenta de prospecção nas corporações.

Sempre promova conteúdos de qualidade e com informações verídicas. A regra de ouro para as redes sociais é, não venda seus produtos e sim ofereça soluções.

Diferente da internet, em que você não tem contato físico com o seu público, rodadas de networking tornaram-se um dos meios de ligação entre empresários para troca de contatos e indicações. Em muitas reuniões, o contato pessoal gera oportunidades de negócio e rendem amizades.

Na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), não é diferente, durante a semana existem grupos que visam o aumento de conexões. O programa AC Networking promove encontros em horários estratégicos para as empresas que participam das rodadas de negócios.

Gostou das dicas e ficou interessado em saber como participar do nosso programa? Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99607-7604 ou pelo telefone (19) 2104-9200.


www.acicampinas.com.br | 19 99607-7604 | 19 2104 -9200

  • ACI Campinas
  • Instagram - White Circle
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas