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Networking e vendas, combinação para melhores resultados. Confira 5 passos para o sucesso



A maioria dos empresários sabem a importância do networking e a de manter seus contatos atualizados. Afinal, ele é uma fonte importante para alimentar o funil de vendas das empresas, também pode ser considerado formato de publicidade, como qualquer outro método, já o benefício, é ser de baixo investimento.

O networking nada mais é que, a construção de relacionamentos e de negócios. Quando ele é feito de forma estratégica, pode atingir qualquer segmento, seja por meio de indicações ou pela expansão de trabalho.

Por isso, neste artigo, você vai ver o passo a passo de como o networking é um parceiro no aumento de suas vendas.

Passo 1: entenda seu prospect

Um erro que pode se tornar crucial no início de uma negociação, é não conhecer o seu possível cliente. Por isso, não hesite em perguntar sobre os negócios, principalmente entender sobre o que ele precisa e quais são os seus anseios. Também é importante saber o que ele entrega para o público.

Faça com que ele se torne interessante para você, evite fazer vendas o tempo todo. Desta forma, a negociação tende a render mais do que tentando mostrar seu produto ou serviço, essa deve ser a última coisa em uma conversa.

Passo 2: ofereça uma solução

Outro passo a ser seguido em negociações, é sempre oferecer uma solução ou novidade para os problemas que o seu cliente tem. Pois, o que está sendo trabalhado é o fortalecimento do produto ou de sua marca, por isso, apresente o que há de melhor no seu negócio. E claro, para impressionar o prospect, é necessário que você seja muito competente no que faz.

Demonstre que você não é uma pessoa interesseira, ou que pareça desesperada para apenas vender. Essa prática te engrandece como profissional, tornando-o autoridade no que oferece.

Com isso, você passa a criar vínculos de amizades com outros gestores, e sempre será lembrado por estar disposto a ajudar. Mantendo assim a regra do Ganha-Ganha, onde ninguém perde e todos ganham.

Passo 3: indique para ser indicado

Todo profissional gosta de ser indicado, ou referenciado, para que o networking se mantenha sólido, essa prática não seria diferente dentro da sua rede, é interessante que você também conecte as pessoas. Empresários precisam de indicações e recomendações, então seja amistoso com contribuições e referências para novas negociações.

Para expandir seus negócios, nunca pense apenas em ser beneficiado, pois, uma boa indicação a partir dos seus contatos, podem te gerar novas relações e abrir portas. Mas cuidado, só indique empresas que sejam do seu conhecimento e que os produtos e serviços sejam de extrema qualidade.

Passo 4: fidelize o cliente

Cliente que compra mais de duas vezes, já não precisa mais ser convencido, afinal, ele já conhece a qualidade do seu produto ou serviço e confia no seu atendimento. Entretanto, manter o relacionamento no pós-vendas, faz com que ele sempre volte a negociar com você. Tudo isso, gera uma confiança ainda maior. O suporte é essencial, principalmente quando algo dá errado. Por isso, ter uma equipe de prontidão e amigável, é imprescindível.

Busque entregar o máximo de valor sobre o que você está oferecendo. Outra chave para a fidelização, é o desenvolvimento de customização para atendimento deste cliente, principalmente na primeira oportunidade de negócio com ele.

Passo 5: Participe de rodadas de negócios

Para melhorar seu desempenho em negociações, comece a participar de rodadas de networking. Este é um método adotado por muitas companhias, pois, promove encontros estratégicos de segmentos que possam gerar negócios.

A finalidade do networking estratégico é a troca de informações e experiência entre os empresários. A Associação Comercial de Campinas (ACIC), promove toda semana estes encontros em horários estratégicos para que tomadores de decisões utilizem esta prática nas empresas.

Gostou das dicas e ficou interessado em saber como participar do nosso programa? Entre em contato pelo WhatsApp (19) 99607-7604 ou pelo telefone (19) 2104-9200.


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