Que as práticas de Networking são importantes, todos sabemos, mas, é preciso alinhá-las a outros fatores para torná-lo ainda mais efetivo. As referências e indicações assertivas são essenciais para aumentar a geração de negócios e aproximação de outros potenciais clientes em grupos de networking.
Entenda que esse método é uma via de mão dupla, todo profissional gosta de ser indicado, ou referenciado, e isso não seria diferente dentro da sua rede de contatos, é interessante que você também conecte as pessoas, não pense em apenas em ser beneficiado.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, cerca de 18% de clientes indicados, são mais leais do que um consumidor adquirido através de uma estratégia de marketing diferente, além de gastar 13% mais do que um cliente não indicado e possui um valor vitalício 16% maior.
Para entender melhor sobre esta prática, confira as dicas deste artigo.
Seja semeador
Uma regra primordial é fazer muito Networking, afinal, ele é a porta de entrada para conhecer outras pessoas e uma oportunidade para que outras empresas te conheçam, isso te auxiliará a receber e oferecer referências.
Cultivar bons relacionamentos é essencial, não só para que você receba indicações, mas também para indicar as pessoas que você tem confiança. Além disso, a realização de reuniões e bate-papos para entender sobre o seu parceiro de negócios, será ótimo. Dessa forma, você entenderá sobre os produtos e serviços oferecidos por seus companheiros de networking, assim, você terá propriedade para realizar referências e vice-versa.
Com isso, conhecendo e aprofundando mais sobre o outro faz, você terá mais facilidade para realizar indicações assertivas, que posteriormente possam virar uma grande oportunidade de negócios, com essas atitudes você vai oferecer e colher ótimas referências.
A importância da lealdade
Em relacionamento de networking é muito importante demonstrar interesse verdadeiro, uma tentativa honesta de ajudar, faz com que a conexão de vocês seja de confiança um no outro.
No momento de realizar uma indicação, é necessário entender a real necessidade da empresa. E para potencializar a relevância de uma referência, se você fez negócio ou contratou os serviços deste parceiro alguma vez, compartilhe essa experiência com esse contato.
Pesquise sobre a referência
Quando um profissional recebe uma referência, o primeiro impulso é entrar em contato com o potencial cliente, mas, saiba, isso pode ser um fator predominante para o fracasso em uma negociação.
Sabemos da ansiedade para entrar em contato com uma referência, mas, é muito importante fazer uma pesquisa sobre este possível cliente, todas as informações coletadas serão muito importantes em uma negociação, como, por exemplo, quanto tempo a empresa está no mercado, avaliação dela no meio empresarial e também o histórico com fornecedores.
Após isso, uma boa ideia é voltar a falar com a sua fonte de referência e confirmar as informações que você coletou ou até mesmo perguntar algo que você não sabe ainda, principalmente se a negociação for muito complexa ou de alto valor.
Depois desses passos, será mais fácil para entrar em contato, pois, com uma pesquisa refinada e conhecimento, você terá uma barganha maior para realizar negociações.
Anuncie os próximos passos
Ao realizar uma referência para alguém, sempre indique quem do seu grupo de networking que irá entrar em contato para apresentar as soluções, dessa forma, é firmado um compromisso.
Também é importante informar a quem foi referenciado qual foi a abordagem com o cliente, isso torna o contato ainda mais assertivo. Afinal, as referências são uma das maiores influenciadoras na hora de fechar um negócio.
Para não perder o controle das indicações que você fez, sempre faça o acompanhamento delas com os seus parceiros de negócios.
Para saber como participar de grupos de networking e colocar em práticas as técnicas de referências, clique aqui e saiba mais.