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Técnicas de referências: 4 regras para aplicar no networking

Que as práticas de Networking são importantes, todos sabemos, mas, é preciso alinhá-las a outros fatores para torná-lo ainda mais efetivo. As referências e indicações assertivas são essenciais para aumentar a geração de negócios e aproximação de outros potenciais clientes em grupos de networking.

Entenda que esse método é uma via de mão dupla, todo profissional gosta de ser indicado, ou referenciado, e isso não seria diferente dentro da sua rede de contatos, é interessante que você também conecte as pessoas, não pense em apenas em ser beneficiado.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, cerca de 18% de clientes indicados, são mais leais do que um consumidor adquirido através de uma estratégia de marketing diferente, além de gastar 13% mais do que um cliente não indicado e possui um valor vitalício 16% maior.

Para entender melhor sobre esta prática, confira as dicas deste artigo.

  • Seja semeador

Uma regra primordial é fazer muito Networking, afinal, ele é a porta de entrada para conhecer outras pessoas e uma oportunidade para que outras empresas te conheçam, isso te auxiliará a receber e oferecer referências.

Cultivar bons relacionamentos é essencial, não só para que você receba indicações, mas também para indicar as pessoas que você tem confiança. Além disso, a realização de reuniões e bate-papos para entender sobre o seu parceiro de negócios, será ótimo. Dessa forma, você entenderá sobre os produtos e serviços oferecidos por seus companheiros de networking, assim, você terá propriedade para realizar referências e vice-versa.

Com isso, conhecendo e aprofundando mais sobre o outro faz, você terá mais facilidade para realizar indicações assertivas, que posteriormente possam virar uma grande oportunidade de negócios, com essas atitudes você vai oferecer e colher ótimas referências.

  • A importância da lealdade

Em relacionamento de networking é muito importante demonstrar interesse verdadeiro, uma tentativa honesta de ajudar, faz com que a conexão de vocês seja de confiança um no outro.

No momento de realizar uma indicação, é necessário entender a real necessidade da empresa. E para potencializar a relevância de uma referência, se você fez negócio ou contratou os serviços deste parceiro alguma vez, compartilhe essa experiência com esse contato.

  • Pesquise sobre a referência

Quando um profissional recebe uma referência, o primeiro impulso é entrar em contato com o potencial cliente, mas, saiba, isso pode ser um fator predominante para o fracasso em uma negociação.

Sabemos da ansiedade para entrar em contato com uma referência, mas, é muito importante fazer uma pesquisa sobre este possível cliente, todas as informações coletadas serão muito importantes em uma negociação, como, por exemplo, quanto tempo a empresa está no mercado, avaliação dela no meio empresarial e também o histórico com fornecedores.

Após isso, uma boa ideia é voltar a falar com a sua fonte de referência e confirmar as informações que você coletou ou até mesmo perguntar algo que você não sabe ainda, principalmente se a negociação for muito complexa ou de alto valor.

Depois desses passos, será mais fácil para entrar em contato, pois, com uma pesquisa refinada e conhecimento, você terá uma barganha maior para realizar negociações.

  • Anuncie os próximos passos

Ao realizar uma referência para alguém, sempre indique quem do seu grupo de networking que irá entrar em contato para apresentar as soluções, dessa forma, é firmado um compromisso.

Também é importante informar a quem foi referenciado qual foi a abordagem com o cliente, isso torna o contato ainda mais assertivo. Afinal, as referências são uma das maiores influenciadoras na hora de fechar um negócio.

Para não perder o controle das indicações que você fez, sempre faça o acompanhamento delas com os seus parceiros de negócios.

Para saber como participar de grupos de networking e colocar em práticas as técnicas de referências, clique aqui e saiba mais.

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