Ter uma boa apresentação comercial, saber explicar de forma assertiva sobre sua empresa ou produto, saber ouvir e entender o problema de um potencial cliente são características de extrema importância para vendedores, mas o mais importante para esse profissional é, realmente, saber como fechar a venda.
Primeiramente, é importante entender como está a sua taxa de conversão, ou seja, a diferença entre o número de pessoas com quem você conversou e o total de vendas efetivadas.
Um exemplo: se conversou com 10 pessoas e vendeu para uma delas, sua taxa de conversão é de 10%.
Vale ressaltar que uma boa taxa de conversão depende muito do segmento e do produto ofertado. Para começar, veja qual foi a taxa do mês anterior e estabeleça uma meta para atingir no próximo mês. Muitos especialistas em vendas orientam: “uma boa taxa de conversão é melhor do que aquela que você atingiu no mês passado”.
Entendido o “como” e o “porquê” de metrificar suas vendas, agora é hora de saber como pode melhorá-las!
1º Passo – Potencializar sua apresentação.
A primeira impressão é a que fica. O julgamento inicial sobre uma pessoa ou produto dificilmente será desfeito. Mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, ela continuará se impondo por muito tempo.
Por isso, é comum que muitos vendedores percam a venda na primeira apresentação de seu negócio ou produto. Então, é de extrema importância planejar e estar preparado para mostrar as vantagens do seu negócio ou ideia.
Para evitar problemas, existem alguns passos primordiais para a criação de uma boa apresentação. E não é tão difícil quanto parece.
2º Passo – Marketing Pessoal
Invista em seu marketing pessoal e conheça a importância para concretizar suas vendas.
Ser reconhecido por seu trabalho ou ser uma referência em determinado assunto é consequência de um bom trabalho e determinação, é claro. No entanto, investir no seu marketing pessoal pode facilitar muito que você se torne uma referência em determinado assunto e, consequentemente, tenha uma venda facilitada.
Se em seu primeiro contato com um potencial cliente ele o reconhecer ou já tiver visto sua empresa ou produto, a probabilidade de adquirir o que você está vendendo é muito maior.
Utilizar boas estratégias para se relacionar no meio corporativo é o melhor caminho para valorizar a sua marca e imagem profissional. Para otimizar isso, existe o marketing pessoal e também o networking empresarial. Porém, é oportuno saber a importância e diferença de ambas as estratégias.
3º Passo – Expandir o seu Networking
Aumente sua rede de contatos e construa laços com outros profissionais.
Não se esqueça, conhecer novas pessoas e construir laços com outros profissionais, independentemente do setor em que atua, é a melhor maneira para criar oportunidades comerciais para novas parcerias de negócios e também, é claro, a novos clientes.
Se você pretende conhecer novos contatos e interagir com eles, é imprescindível que seja visto por essas pessoas. Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelos empreendedores é fazer o networking em eventos.
Se você está pensando em participar de grupos de networking, não perca mais tempo! Acesse agora o AC Networking e conheça o melhor programa para geração de negócios em Campinas.
Melhore a sua maneira de prospectar e identificar novos clientes potenciais, clique aqui e participe de um encontro como convidado!
Comments