A falta de engajamento é um problema que afeta muitas empresas no Brasil. Por isso, é importante entender como identificar os colaboradores desmotivados e tomar atitudes assertivas para contornar a situação.
Funcionários desmotivados faltam mais e se dedicam menos ou, embora presentes, ficam mentalmente longe e não atingem a produtividade esperada. De acordo com a empresa americana de pesquisa de opinião Gallup, 67% dos colaboradores não se sentem engajados com os processos da equipe.
Para piorar a situação, a consultoria de gestão Bain & Company aponta que um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo quando comparado àqueles que estão inspirados. Na prática, isso resulta em um baixo crescimento, alta rotatividade e pouca produção.
De acordo com um levantamento divulgado pelo Panorama Engajamento Brasil, 39% das empresas não têm o hábito de medir o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, não conseguem desenvolver um plano para melhorar essa condição.
Levando-se em conta os dados relatados acima e a fim de evitar problemas com colaboradores desengajados, as seguintes ações devem ser tomadas:
1. Mensurar o engajamento.
Em vez de supor que o seu time está ou não engajado, a melhor iniciativa a se tomar é mensurar esse dado. Perguntas simples de um formulário, como: “Você recomendaria esta empresa como um bom lugar para se trabalhar?”. As respostas vão ajudá-lo a entender qual o nível de comprometimento emocional dos seus colaboradores.
Dica extra: Se preferir, em vez de utilizar perguntas em formulários, crie uma cultura de feedback periodicamente. Atualmente, é comum reuniões trimestrais ou semestrais com o foco no feedback das tarefas desenvolvidas.
2. Estimular o pertencimento.
Quando o colaborador trabalha com algo em que ele realmente acredita, a dedicação e o comprometimento existem apesar dos salários ou das recompensas materiais. A pandemia mostrou que, cada vez mais, as pessoas querem trabalhar com propósito, em empresas que tenham uma missão e valores alinhados aos que elas mesmas defendem.
Lembre-se, ao contratar um novo funcionário, é importante entender se o perfil dele se alinha ao da organização, isso pode evitar possíveis problemas no futuro.
3. Proporcionar um bom ambiente colaborativo
Uma empresa que incentiva a colaboratividade como parte de sua cultura organizacional propicia que os funcionários trabalhem mais em equipe e estejam envolvidos nos processos. Isso permite uma maior troca de ideias e experiências, levando a um crescimento coletivo e desempenho mais acentuado do trabalho individual.
Para facilitar isso, lembre-se de criar objetivos e metas em comuns, para que cada um ajude o outro a atingir os seus objetivos.
4. Oferecer plano de carreira
Deixar claro as oportunidades de crescimento interno são grandes atrativos para os trabalhadores, que se sentem valorizados e respeitados dentro da empresa.
Evidenciar que é possível progredir dentro da empresa é um ótimo incentivo para que o colaborador entregue resultados positivos.
5. Entregar benefícios
Para deixar claro a importância de entregar benefícios aos colaboradores, uma pesquisa realizada pelo Ibope, revelou que um plano de saúde é o 3° maior desejo de consumo do brasileiro, atrás apenas de educação e casa própria.
Depois do período de aumento de casos da Covid-19, de acordo com a pesquisa feita pela Fractl, houve um aumento considerável da necessidade dos entrevistados e já empregados de um bom plano de saúde. Cerca de 88% dos consultados passaram a dar mais valor a empresas que ofereciam um bom plano de saúde.
Além do plano de saúde, estão na lista dos principais benefícios procurados pelos brasileiros os planos odontológicos, oportunidade de acesso à educação e planos de celular.
Estude e crie um plano de ação para aplicar essas 5 ações em seu negócio. Motivar os seus funcionários é impulsionar a sua empresa a gerar resultados de excelência.
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