“Menos é mais.” A famosa frase do arquiteto alemão, Ludwig Mies Van der Rohe, faz parte das expressões presentes no cotidiano do brasileiro. Fundamentalmente, a frase tem por objetivo lembrar que, em muitos casos, poucas opções podem produzir um melhor efeito ou resultado.
Outro grande visionário, Philip Kotler, já alertava os empresários: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Ou seja, reter seus clientes é tão importante quanto buscar novos.
Levando-se esses pensamentos em conta, fica evidente a importância de criar relações duradouras com seus clientes e parceiros. Para muitas empresas, reter poucos clientes é mais interessante do que investir a fim de encontrar novos. Por isso, participar de um grupo de networking é fundamental, uma vez que propicia engajar novos clientes, com base no relacionamento, e também construir, de forma sólida, relações a longo prazo.
Para entender melhor como iniciar e a relevância de manter suas relações de networking, leia este artigo até o final:
Foque na qualidade e tenha um objetivo!
Não adianta entrar em redes profissionais, por exemplo o LinkedIn, e fazer conexão com qualquer profissional sem antes planejar, definir seu objetivo e qual o perfil de profissional que pode ajudar você a alcançá-lo.
Logo, a primeira atividade a ser realizada é a de estabelecer o seu objetivo, podendo ser ele uma vaga de emprego ou uma parceria com um fornecedor. Em seguida, é indispensável entender qual o perfil de profissional que pode auxiliá-lo a chegar até lá.
Atualmente, a melhor forma de se conectar com outros profissionais são os grupos de networking. Muito mais eficazes que as redes sociais, os grupos de networking têm como finalidade a geração de novos negócios, tendo como base o relacionamento duradouro entre os membros.
Existem algumas dicas simples que podem favorecer o início desse processo, saiba mais.
É sobre compartilhar e não apenas receber!
Ao iniciar sua participação em algum grupo de networking, é essencial compreender que criar confiança e ajudar outros membros a alcançarem suas metas constrói um ciclo positivo de ganha-ganha. Não busque apenas oportunidades e negócios para você, indique e ajude outros contatos a desenvolverem novos negócios e eles poderão fazer o mesmo por você!
Um relacionamento cresce quando o interesse é mútuo, ou seja, pergunte mais sobre a pessoa em vez de falar apenas sobre si mesmo. Demonstrar empatia e engendrar uma boa conversa é fundamental para uma boa relação.
Networking não é só interesse, é relacionamento. E esse relacionamento não deve ser respaldado somente em lucro e dinheiro, mas sim por propósitos. A sua conexão deve se fundamentar para além de um trabalho ou outro. Se houver uma ligação entre os interesses das empresas, esse relacionamento será muito mais forte e duradouro do que apenas comercial.
Dica extra: Mantenha seus contatos do networking sempre ativos, compartilhe artigos relevantes e livros, comemore e incentive pequenas vitórias, não fique preso somente ao mundo virtual. Então esteja atualizado e bem informado. Conheça outras dicas para impulsionar seu grupo de networking em nosso blog.
Procure grupos de networking estratégicos
O mais importante em fazer parte de reuniões de networking é selecionar e participar de grupos que tenham sinergia e geram resultados positivos à sua empresa.
Feche novos negócios e some resultados por meio do AC Networking. Os grupos são formados por empresários que se conectam semanalmente para fazer Networking Estratégico, com foco em resultados. Trabalhamos para fortalecer parcerias de novos negócios por meio de indicações assertivas, voltadas a promover resultados individuais dos participantes do grupo.
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Caso ainda não tenha a certeza de que a sua empresa precisa participar de grupos de networking, leia o artigo: “5 sinais de que sua empresa precisa participar de grupos de networking”.
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