top of page
Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Apresente seu negócio: elabore um portfólio que atraia mais clientes

Quando falamos em mostrar uma empresa, parece uma tarefa fácil, mas existem alguns passos para a criação de uma apresentação que chama a atenção e ela não é tão difícil quanto parece


Muito se fala na criação de portfólio para gerenciar e apresentar produtos ou serviços aos clientes. Mas ao certo, o que esse documento tem de tão importante e como deve ser elaborado? O portfólio é um compilado dos trabalhas desenvolvidos ou ofertados por uma empresa, onde é demonstrada as habilidades e vantagens de contratar os serviços oferecidos. Uma boa apresentação, alinhado com um cartão de visitas, pode render bons negócios e atrair mais clientes.

Para a listagem dos seus melhores trabalhos e serviços, é preciso pensar na melhor elaboração e quais os melhores recursos para montá-lo. Veja neste artigo algumas dicas para criar um portfólio de sucesso que irá te auxiliar a gerar mais negócios para sua empresa.


Escolha o tipo de portfólio


Impresso

Mesmo com o avanço da tecnologia e a disponibilização de plataformas, o portfólio impresso ainda é uma opção para expor produtos e serviços, dependendo do seu ramo de atuação, pode ser uma cartada para o fechamento de um negócio. Por exemplo, para um engenheiro apresentar as principais construções de sucesso, é possível utilizar o documento e causar uma impressão melhor do que apenas mostrar as imagens em um celular ou computador.

Mas atenção, quem escolhe essa opção precisa ter ciência que será necessário investir alguns bons reais para que a qualidade do portfólio seja garantia, pense que você está entregando parte do seu trabalho naquela apresentação. Procure utilizar também um papel de qualidade, isso reforça o seu profissionalismo.


Digital

A facilidade da web, auxiliar os empresários em questões de exibir seu negócio para outras pessoas e um aliado para isso, é a possibilidade da elaboração do portfólio digital. São inúmeras as vantagens, as principais são baixo custo para adesão, pode ser compartilhado de maneira mais fácil e podendo ser feito em qualquer computador. As principais formas de construção do compilado é:

Site - diversas plataformas disponibilizam espaços e domínios para a criação de um site onde você possa reunir as atividades que sua empresa realiza, além disso, a facilidade de introduzir um layout pronto, facilitando o processo de criação, caso você precise de alto muito profissional, procure a ajuda de um bom design para elaboração da identidade visual do seu portfólio.

PDF - se você já está familiarizado com o gerador de apresentações, é uma oportunidade para montar seu portfólio, a vantagem do PDF é que todos os computadores possuem o Adobe Reader, além disso, possibilita a utilização de inúmeras páginas para compor a apresentação. Se você não entende nada de diagramação, uma possibilidade é recorrer às plataformas de apresentações previamente prontas.

Como montar um portfólio?


Primeiro passo para organizar uma apresentação comercial é saber o que você quer passar para o cliente, sabendo isso, procure mostrar quais são os seus principais produtos ou serviços.

Caso você seja um prestador de trabalhos, coloque quais foram os projetos que você mais se orgulhou em fazer, assim como para quem vende, colocar quais são os principais produtos que você oferta no estabelecimento.

Seja o mais simples possível com a linguagem


Na hora de elaborar o texto do seu portfólio, pense em como as pessoas gostariam de ler e entender a mensagem que você quer passar com o seu material. Um exemplo são em sites de notícias, quando o leitor entra em um texto, ele busca aquilo que mais te interessa, caso ela passe a ser uma narrativa, onde não são encontrados os principais elementos para entendimento da notícia, a tendência é que a página seja fechada e o portal, perdendo um leitor.

Com o portfólio acontece a mesma coisa, então evite páginas com muitas informações (que sejam desnecessárias) e cores com tons muito diferentes, isso torna a apresentação menos interessante para leitura.

Se atente também com a fonte utilizada, seja ela no digital ou no físico, opte por letras que sejam mais sóbria e de fácil de leitura, que não incomode a visão do leitor.


Design

Alguns aspectos devem ser considerados na confecção do portfólio, um deles é pensar nos elementos de capa, em como atrair a atenção de uma cliente logo no primeiro contato que ele tem com a você, por isso sempre coloque o nome da sua empresa no início.

Nas páginas posteriores, procure utilizar fotos dos trabalhos que sua empresa realiza, mas lembre-se, se for para usar imagens, que sejam todas de boa qualidade, afinal é o seu trabalho que está sendo exposto. Quando falamos em fotos boas, não significa apenas na resolução, mas também a mensagem que ela quer passar, por isso aposte em uma boa iluminação e bom enquadramento.


Conteúdo


Pense que além de ofertar um produto ou serviço, você está oferecendo uma experiência, por essa razão, introduza no portfólio a missão, visão e valores da sua empresa, assim os clientes vão conseguir conhecer melhor o seu negócio.

Conte um pouco mais sobre a história da empresa e como chegou até onde está, fale também quais são os seus principais clientes, dê preferência para os grandes negócios, isso chama a atenção do potencial comprador.

Com o dia a dia corrido de muitos empresários, buscar auxílio de empresas especializadas com a produção de conteúdo e de artes para esse tipo de arquivo, é essencial para o que o projeto final fique impecável.



Para quem devo mostrar meu portfólio


Um método para apresentar seu portfólio e criar vínculos com outros empresários, é a participação em programas de negócios e networking estratégico.

Na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), existem grupos que visam o aumento dessas conexões. O programa AC Networking promove reuniões para que visam aumentar a rede de contato dos empresários da cidade e também o fomento de geração de negócio entre os participantes, essa é uma oportunidade para o empresário que busca expandir seus negócios.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe no e-mail atendimento@acicampinas.com.br ou pelo telefone (19) 2104-9200 e WhatsApp (19) 99607-7604.



Comments


bottom of page