top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Cartão de visita: como montar e usá-lo ao seu favor

Meio barato e eficaz de divulgar o contato da empresa para diversas pessoas com facilidade, o cartão de visita oferece tudo isso em poucos centímetros.


Pensar em estratégias para chamar a atenção de possíveis clientes é algo desafiador, principalmente hoje com a expansão da internet. Ainda existem atitudes que diferem as empresas de outros concorrentes, é notável alguns pontos quando tratamos da humanização no atendimento. Um deles é conversar pessoalmente, oferecer um aperto de mão e entregar um cartão de visita.

Aliás, esse é um ponto muito importante no momento de se pensar em investir, estando ligado diretamente com a imagem da companhia e imprescindível a quem participa de evento para divulgação e prospecção de clientes.

Neste texto vamos falar como montar um cartão de visita atrativo para quem recebe e quais informações você deve colocar. Continue lendo o artigo.

Como o cartão de visita me ajuda?

Com todos os compromissos do dia a dia, o empresário se vê em situações que é preciso lidar com diversos desafios como o de gestão de pessoas, gerenciamento financeiro e ainda pensar em como vender mais para manter um negócio de pé.

Mostrar sua empresa é um deles, por isso, é primordial dar atenção na elaboração e confecção dos cartões de visita que você entrega para as pessoas. Pense que essa é uma oportunidade de potenciais clientes conhecerem o que você faz.

Quais são os benefícios?

Podemos considerar o cartão de visita como um meio de comunicação, afinal, está sendo entregue sua marca e contatos para diversas pessoas, que inclusive podem repassá-lo, mas é claro, isso só acontece quando você oferta um produto ou serviço de qualidade.

Outro benefício é o baixo custo, para divulgar seu negócio nos meios de divulgações tradicionais como rádio e televisão, é necessário investir valores altos, contrário da emissão dos cartões, podemos encontrar gráficas online com preços acessíveis e impressões a partir de R$2,90.

Na hora de pensar na parte visual, se atente em alguns pontos, pois estamos tratando do fortalecimento da marca. Para a criação pense em itens como no logotipo, se a empresa já tem uma identidade visual definida, opte pela utilização do mesmo símbolo e cores, mas cuidado para não errar na mão e deixar o cartão visualmente poluído, aposte um único tom no fundo, seja todo branco ou apenas preto, por exemplo.

Quais são as informações que devo colocar?

Alguns pontos são indispensáveis para ser inserido no cartão de visita. A regra de ouro na hora de pensar nas informações é que menos, é mais na hora de informar os dados corporativos, mais que isso, tornam-se dispensáveis.

O que devemos sempre colocar em um cartão:

Nome - parece óbvio, mas é evidente que para as pessoas precisam saber como você se chama. Se o nome for grande, escolha apenas o primeiro e o último sobrenome, além disso, ocupa menos e espaço e permite a leitura com letras maiores. Evite utilizar seu apelido.

Cargo - pode ser colocado abaixo do nome, assim, quem recebe o cartão, identifica qual sua função.

Telefone - sem essa informação, fica complicado o contato, por isso, utilize mais de um número, podendo ser um o fixo e outro móvel, de preferência que tenha de WhatsApp, ficando mais fácil para te contatar.

E-mail - com tanta tecnologia, é de relevância informar o endereço eletrônico, ficando cômodo para receber mais mensagens. Procure utilizar um domínio empresarial como, por exemplo, empresa@empresa.com.br.

Redes sociais - assim como o e-mail, os perfis sociais se tornaram uma ótima ferramenta para que potenciais clientes te encontrem, por esse motivo, mostre para as pessoas onde sua empresa está na web. Um dos modos para inserir os contatos na internet, é com a utilização de QR Code.

O que colocar no design?

Layout - Através de alguns sites, você consegue formatar o cartão da forma que você quer, com layouts previamente prontos. Além da facilidade, auxilia na redução de custo, pois você não precisará contratar os serviços de um designer. Mas se precisar, não exite em procurar um bom profissional.

Espaços - por conta do tamanho reduzido, busque utilizar todos os campos disponíveis, ou seja, frente e verso do cartão, sendo a frente para colocar as informações institucionais e no verso algo que levará as pessoas a te procurar.

Tamanho - não adianta pensar apenas na aparência do cartão, avalie também o tamanho, afinal, isso pode te prejudicar. Dependendo das dimensões, dificulta o armazenamento em carteiras e aumenta as chances dele ser descartado. Para a elaboração, utilize da especificação da norma ISO/IEC 7810 para confecção.

Onde posso utilizar meus cartões?

Além de ser um artigo útil para que as pessoas não se esqueçam de você e da sua marca, a utilização dos cartões de visita podem te auxiliar a aumentar a rede de contatos, seja de clientes ou de fornecedores. Imagina, que você conheceu uma pessoa em um evento organizacional e a partir do seu cartão ela usou o link do QR Code, que direciona para o site e por lá realizou uma compra, sendo assim, é uma oportunidade de aumentar suas vendas.

Um método para realizar a entrega de cartões e criar vínculos com outros empresários, é a participação em programas de negócios.

Na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), existem grupos que visam o aumento dessas conexões. O programa AC Networking promove reuniões para transformar um encontro em geração de negócios para os participantes aumentarem seus resultados comerciais.

Para mais informações entre em contato conosco no e-mail atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604


bottom of page