top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Jack Welch e seu legado, um líder que sempre esteve disposto a mudar.

Jack Welch foi um grande exemplo para todos nós líderes. O ex-presidente da General Eletric, viveu de forma paciente e resiliente. Viu a empresa cair e levantar diversas vezes e, optou por se adaptar, compreendendo as nuances do mercado. Nos deixou no dia 1 de março, mas também deixou um grande legado.


Escrevo esse texto como forma de homenagem a alguém que sempre admirei, mas também, como forma de reflexão.

Ao longo da carreira, Welch deixou diversas lições para empreendedores, empresários e executivos.


Dizia que gerenciar um negócio é tão simples quanto conduzir um time de futebol: basta saber selecionar melhor seus jogadores, ou seja, são os funcionários que irão implementar o seu plano e farão a empresa atingir os objetivos. De toda forma, uma equipe com um líder sem postura, planejamento e estratégia também não vai pra frente. A preocupação sobre a excelência dos trabalhos deve vir dos dois lados.

Ele também desenvolveu o termo "4 Es e 1 P" para se chegar ao sucesso, que significam, respetivamente e em português:


Energia Própria: quando o líder precisa aprender a se automotivar;

Energia passada a outros: quando o líder precisa aprender a motivar a sua equipe;

Capacidade de decisão: quando o líder precisa aprender a tomar decisões estratégicas de acordo com a complexidade e o contexto na qual a empresa se encontra;

Capacidade de execução: quando o líder, após escolher um time eficiente e desenvolver as estratégias, precisa colocar em prática. Lembrando que isso exige muitas tentativas, erros e necessidade de adaptação às mudanças do mercado durante o processo. Caso percebam que não está dando certo, é necessário ter aptidão para mudar os planos de forma rápida e deixar o projeto de lado;


Paixão pelo trabalho: se não ama o que faz, ou pior, não sabe o porque faz o que faz, dificilmente conseguirá obter sucesso nos negócios. Reflita: por quanto tempo você conseguirá defender algo no qual você não se identifica?


O considerado "Gestor do Século" pela revista Fortune, teve uma carreira provocativa, e deu oportunidade a novos líderes para que pudessem desempenhar de forma efetiva e radical, o desenvolvimento das organizações, e também para que dessem continuidade ao seu legado.

Para Jack, ser líder também é ensinar outros a liderar, além de sempre estar aberto ao diálogo, buscar por inovações e inspirar.


Trazendo os pensamentos de Welch para o contexto atual das pequenas e médias empresas, na qual tenho um contato direto, é possível fazer algumas reflexões: repare que as suas ideias são simples, básicas, podendo ser consideradas até como clichês, porém, foram aplicadas de forma constante e operativa, ou seja, fez o básico bem feito.


Jack Welch coordenou por anos uma empresa que um dia já valeu 410 bilhões de dólares, apenas colocando em prática, métodos simples e se adaptando. Não fez nada que fosse considerado impossível para os pequenos empresários. Ele liderou e soube organizar as ferramentas que estavam ao seu alcance.

E você, empreendedor, está fazendo o básico bem feito para que a sua empresa se torne uma General Eletric um dia?


A ACIC pode te ajudar a se tornar um gestor inspirador, e a trabalhar de forma eficiente para te auxiliar a alcançar o sucesso dos seus negócios. Conheça o Programa de Formação de Gestores, que faz parte da nossa Escola de Negócios.

Estou a disposição para tirar as suas dúvidas e te auxiliar da melhor forma possível. Conheça o programa clicando aqui. Obrigado!

bottom of page