Buscar
  • Associação Comercial de Campinas

Mantenha a produtividade no trabalho em casa, 6 dicas de como melhorar o rendimento

Melhorar a forma de trabalhar em casa, aumenta o desempenho final para a entrega de projetos e atividades

Por conta da pandemia da Covid-19, algumas empresas precisam passar por uma rápida adaptação, salas onde costumavam a ficar os funcionários tiveram de ser esvaziadas e as operações passaram a ser por home office. O isolamento social é a principal arma para diminuir a disseminação do Novo Coronavírus, por isso, trabalhar de casa é a maneira mais segura, tanto para o colaborador, quanto para o empresário.

O trabalho em casa têm seus benefícios e facilidade em alguns quesitos como o de distância, evitando transito e a economia com o pagamento de transporte. Já seus contras, são as distrações do lar e a falta de supervisão a todo instante.

Para que o trabalho seja produtivo, é necessário ter foco para entrega dos resultados e agir com comprometimento nas tarefas diárias.


  1. Estabeleça os horários


O primeiro passo para manter a produtividade é saber os horários de trabalho e também de descanso. Começar as atividades a qualquer hora, não significa que você deva iniciar a qualquer hora. Para isso, crie uma tabela estabelecendo os horários de entrada, almoço e saída. Se você gerencia uma equipe, estabeleça os horários dos colaboradores, dessa forma, todos terão o mesmo direcionamento na jornada diária.

Cada um possui um ritmo de trabalho, para que você não perca o foco com facilidade, faça pausas de 5 minutos, quando verificar que não está conseguindo produzir, com isso, você voltará mais disposto para executar suas tarefas.


  1. Crie um cronograma

Para melhorar a produtividade, pense em maneira de listar o que é necessário ser feito ao longo do dia, faça um cronograma onde estão no topo as atividades de maior importância e no final as com grau de prioridade menor.

Com isso, você conseguirá resolver os maiores problemas no início do dia, evitando que elas sejam postergadas para o dia seguinte. Lembre-se, construa essa lista sempre ao fim de cada dia de trabalho, pois as informações ainda estarão frescas do que será necessário fazer no outro dia.

Para ficar ligado na sua lista de demandas, utilize algo que esteja no seu campo de visão, desde uma agenda que seja dividida por datas ou mesmo a ferramenta Trello, via internet o importante é manter as atividades em dia.


  1. Tenha comprometimento

Muitas vezes, por se tratar de trabalhar em casa, muitos profissionais não se preocupam com o visual, mas essa é uma parte muito importante. Por isso, não pense em trabalhar de pijama, pense que você está assumindo todos os dias um compromisso e que a qualquer momento você poderá entrar em uma videoconferência com clientes ou mesmo seus fornecedores.

Além disso, escolher a roupa que do dia faz com que seu cérebro se conecte como o trabalho. O ato de trocar de roupa também ajuda a entender que esse não é um momento de descanso, mas sim, de responsabilidade, pense da seguinte forma, você iria de pijamas para o seu escritório? Não, então se arrume para o home office.


  1. Estabeleça regras


Como em muitas empresas trabalhar de casa é uma novidade, também existe um tempo de adaptação, para o colaborador e para o empresário. Por isso, é imprescindível estabelecer alguns limites para que você não seja interrompido no meio do expediente.

Não é porque você está em home office, que está disponível para conversar com familiares e amigos, sendo assim, eles precisam entender que esse não é um momento de descontração, mas sim para a realização de tarefas da sua empresa.

Por isso é importante ter um espaço destinado apenas para esse momento, onde você conseguirá trabalhar sem que não hajam interrupções, o local pode ser um quarto ou escritório, o ideal é que tenha porta, isso ajuda na divisão e impõe limites.


  1. Use o momento


O confinamento pode trazer outras oportunidades, mesmo dentro de casa, esse momento também possibilita a aprendizagem. Várias instituições estão ofertando cursos gratuitos em várias áreas, inclusive de negócios.

Aproveite os momentos livres para investir em educação e aprimorar o que você já sabe. Avalie métodos de gerenciamento para aplicá-los após a quarentena.

A ACIC também está ofertando várias trilhas de conteúdo para o empresário neste mês, confira.



  1. Crie oportunidades


Esse é o momento de se conectar com outras pessoas que podem estar passando o mesmo que você ou mesmo que estejam precisando de algum tipo de serviço, mas que não sabem a quem recorrer por conta do isolamento.



Pensando nisso, a ACIC promove todos os dias reuniões para conectar empresário a outros empresários para fomentar a geração de negócios. Os encontros estão acontecendo via internet e sem riscos para os participantes. Para mais informações entre em contato conosco por e-mail atendimento@acicampinas.com.br ou no WhatsApp (19) 99607-7604.



www.acicampinas.com.br | 19 99607-7604 | 19 2104 -9200

  • ACI Campinas
  • Instagram - White Circle
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas
  • ACI Campinas