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  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Marketing pessoal e networking empresarial: você está fazendo isso certo?

Utilizar boas estratégias para se relacionar no meio corporativo é o melhor método para valorizar uma marca ou até mesmo a imagem de um profissional. Para isso, existe o marketing pessoal e também o networking empresarial, mas, é preciso saber a importância e diferença de ambas estratégias.

Embora estejam lado a lado, tem significativas diferenças. O marketing pessoal, é tudo aquilo o que se faz para o trabalho e ele pode beneficiar qualquer profissional. Já o networking, é uma rede de contatos e de conhecimentos para troca de experiências e referências para alcançar novos mercados.


Mesmo com suas diferenças, podem ser vinculados e utilizados para mostrar suas habilidades e da sua empresa no mundo dos negócios, sendo uma estratégia para aumentar a reputação, criando uma imagem de influência.

Marketing pessoal

O marketing pessoal, nada mais é que a valorização e auto-promoção com o objetivo de trabalhar a imagem e a marca de um profissional, sendo assim, está diretamente ligado com práticas de networking.

Por isso, invista em coisas que possam te diferenciar, um exemplo é, investir em parâmetros, como, missão, visão e valores. Sendo que, a missão, são os motivos que te movem e o que pretende entregar ao seu público. A visão, qual o seu planejamento a longo prazo. Os valores, são as atitudes que refletem sua missão, sendo estes, inegociáveis.

Por essa razão, é muito importante a construção de uma reputação para si mesmo, ela é imprescindível para conquistar a confiança dos seus clientes. Dessa forma, fica mais fácil atrair a atenção dela para aquilo que você faz.


Algumas das técnicas para desenvolvimento do marketing pessoal envolve a constante criação de conteúdos online, redes sociais e também de portfólios, com ele, você mostra como aplica suas competências. Além disso, promove o seu trabalho e mostra autoridade em seu ramo de atuação.

A internet é uma ferramenta fantástica para se promover, nas redes sociais é preciso fazer um bom trabalho. O diferencial é o custo ser menor se comparado aos outros meios de publicidade. Na web, você terá uma grande oportunidade de fazer sua marca crescer.

Uma das características de pessoas que se destacam e que têm sucesso, é saber construir e contar boas histórias, ou seja, utilize muito do storytelling, que é uma técnica de narrativas utilizadas para contar histórias verdadeiras, que transmitem uma mensagem inesquecível, sendo muito eficaz para a prática de vendas.


Um ponto que não podemos esquecer, é qualificação profissional, não caia na zona de conforto. A falta de interesse em se capacitar e de se atualizar, atrapalha seu desenvolvimento e acaba transmitindo uma imagem de profissional não atualizado.


Falta de pontualidade é um péssimo exemplo para quem busca um bom marketing pessoal, pessoas que costumam sempre se atrasar para reunião de negócios, são vistos com maus olhos. Procure chegar em torno de 10 minutos antes do seu compromisso, estes cuidados mostram o quanto você é comprometido e atento.


Networking empresarial

As práticas de networking empresarial são ideais para a criação de vínculos genuínos com outros empresários, onde todos ganham apenas com a promoção de contatos. Além disso, é ótimo para o desenvolvimento e troca de experiências.

Participar de eventos da sua área de trabalho, proporcionam iniciativas para que você consiga fazer networking com outras empresas e pessoas, além de ampliar e agregar sua rede de contatos, trazendo novos elementos a ela. Mas lembre-se, sempre mantenha atualizado os contatos de pessoas relevantes que já passaram por sua vida profissional.


Para realização de networking é excelente ter um pitch, ou seja, um discurso curto. É uma maneira eficiente de apresentar seu negócio de uma forma rápida para as outras pessoas.

Desenvolva algo que te difere das outras empresas, trabalhe em algo que seja único para a sua marca, vale lembrar, que toda identidade visual do seu negócio precisa ser autêntica.

Da mesma forma que a internet é importante para o marketing pessoal, para o networking empresarial não seria diferente. Invista em blogs, com ele, sua imagem será construída pouco a pouco, além disso, você irá compartilhar conteúdos ricos e que só um profissional experiente pode dividir.

As redes sociais também não podem ficar de fora, e para isso, a melhor delas para trabalhar networking é o Linkedin, já que é uma plataforma voltada para negócios. O acesso dela permite criar currículos, produzir, publicar e compartilhar conteúdos. Podendo estabelecer contatos estratégicos com públicos que dependem do seu trabalho. Assim fica mais fácil para que você consiga se destacar no seu nicho de trabalho, principalmente se ele for muito concorrido, as pessoas irão associar sua imagem com o que elas sabem de você, tudo isso, é um conjunto de estratégias.

Por último e não menos importante, vale lembrar que uma reputação demora para ser construída, mas basta uma palavra mal dita, para perdê-la. Por conta disso, é preciso se posicionar de maneira coerente, evite cair em contradições, só prometa aquilo que você poderá cumprir.


A participação em grupos de networking, facilita essa ligação com outros contatos. Para participar saber mais clique aqui e saiba mais.

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