A história de Igor Morais, fundador da Kings Sneakers, será contada por ele no dia 19 de outubro, no Day1X, em Campinas
Nascido em uma banca de jornal na Cracolândia, em São Paulo, Igor Morais teve perseverança, investiu em um nicho pouco explorado e iniciou o que hoje é uma das marcas de moda urbana mais conhecidas do Brasil, A Kings Sneakers. A marca possui mais de um milhão de seguidores no Instagram e mais de 500 mil curtidas na página do Facebook e possui 40 lojas espalhadas pelo país.
Porém, a trajetória de Igor Morais para chegar até aqui não foi nada fácil. Seu primeiro contato com o empreendedorismo foi através de seu pai, que veio do Maranhão tentar a vida em São Paulo. O pai de Morais começou trabalhando em uma banca de jornal dia e noite e, após juntar um dinheiro, se tornou proprietário do local. Em dois anos ele já estava com 4 bancas, sendo uma delas na Cracolândia, área no centro de São Paulo conhecida pelo tráfico e consumo de drogas, onde Igor Morais acabou nascendo. “Eu não tinha dinheiro para nada. Nasci em uma banca de jornal e morava em uma kitnet faltando vidro e cheio de ladrão dentro do prédio”, conta. Seu pai chegou a abrir uma loja de discos na Galeria do Rock, onde vivenciou as dificuldades do mercado: estava ao lado dele quando o espaço de 10 metros quadrados faliu. Morais percebeu que o seu desejo era ir além daquilo, tinha sede de empreender e de sucesso. “Meu pai sempre focou em ser comerciante e eu sempre pensei em ser empresário. Eu não queria ficar só no comércio”, conta.
E foi assim que em 2002 juntou R$ 300, comprou alguns CD’s de rap e black music e abriu uma loja de discos no número 34 da Galeria do Rock chamada, New Records. Com o tempo, percebeu que o negócio não ia virar se continuasse vendendo apenas os discos e Morais poderia acabar falindo como seu pai.
Então, o empresário decidiu unir o conceito de música da loja com moda e foi a um outlet e lá comprou alguns sneakers – tênis inadequado para a prática de esportes, mas que combinam estilo com conforto e, em alguns casos, a estampa de uma grande marca ou artista. “No outlet, comprei uns cinco pares e coloquei na loja junto com os CDs. Vendi tudo no mesmo dia. No outro dia eu fui lá e comprei mais cinco, fui vendendo e vendendo. Depois de quatro meses metade da loja era CD e metade era tênis”, conta o empresário, que ali percebeu a existência de um nicho pouco explorado na época. Os sneakers existiam apenas em outlets e poucas marcas tinham loja própria ou trabalhavam com revendas daquele estilo de tênis no país.
Com o sucesso de vendas dos sneakers, Morais continuou com as revendas comprando de outlets mas um dia foi alertado por um funcionário da Nike que revender os produtos sem autorização poderia causar problemas futuros. Isso fez com que a loja se tornasse uma revendedora oficial da marca e em 2006 a New Records tornou-se oficialmente uma representante da linha de sneakers da marca, um dia que o empresário descreve como “épico”. “Como eu estudava sobre os tênis, eu sempre gostei da história da Nike e na hora que eu pisei lá dentro e meu cadastro foi aprovado, eu pensei que ali era o começo da minha mudança de vida. Eu ia deixar de ser um cara da Cracolândia para me tornar um empresário”, relembra.
Atualmente, a Kings Sneakers é o maior comprador de sneakers da Nike no Brasil. A parceria abriu portas para que outras marcas também entrassem na loja e em 2007 a New Records tornou-se oficialmente a Kings Sneakers.
Como bom empreendedor, Morais foi além e teve mais uma sacada. Ele percebeu que existia um déficit no vestuário feito para jovens que consumiam o estilo urbano StreetWear. “A Kings surgiu de uma deficiência de roupa porque eu percebi que eu tinha o tênis, mas eu não tinha a roupa para o jovem. Aí eu pensei em fazer a marca da loja e faria ela totalmente StreetWear e o jovem vai querer usar. Dito e feito. Eu sabia que ia dar certo na minha cabeça”, explica o empresário. E a ideia deu certo, a Kings Sneakers além de revender tênis, roupas e acessórios de mais de 40 grifes possui sua marca própria, que são os produtos mais vendidos e procurados da loja.
E ele não parou por ali, logo Morais já começou a investir em um site. Errou no começo, pensando ser algo fácil e ficou um ano e meio tendo prejuízo. Assim, percebeu que ainda faltavam produtos a oferecer. Então persistiu com a ideia, fez um empréstimo no banco, colocou mais produtos no site e logo as vendas online foram aumentando. “Se não tiver força de vontade, paciência e persistência, as coisas não vão dar certo. A minha vida só aconteceu pela minha persistência. Tem que acreditar”, ressalta.
Um outro grande investimento de sucesso da Kings Sneakers é a rede de franquias da marca, algo que também não foi fácil no começo. “Eu percebi que a franquia seria meu grande negócio para crescer, porque para crescer sem dinheiro, só com parceria. Mas meu primeiro franqueado me deu calote”, lamenta Morais.
Mas ele não se deu por vencido e elaborou um projeto de franqueado detalhado. “No decorrer do tempo você vai vendo que não é tão fácil crescer, tem que ter muito trabalho”, conta. Hoje, 10 anos depois do início, a Kings Sneakers tem cerca de 300 funcionários e 40 lojas franqueadas espalhadas pelo país. “Ninguém me deu nada, eu que eu consegui criar a ferramenta que eu precisava para vencer. E dali minha história começou a acontecer”, finaliza.
Day1X
No dia 19 de outubro Igor Morais contará sua história no Day1X. O evento é uma edição do Day1, criado pela Endeavor, para incentivar pessoas que sonham alto em seus negócios. Composto por palestras de empreendedores de destaque em seus respectivos ramos de atuação, que abordam o dia decisivo para a transformação de suas vidas, o Day1X integra a programação da 5ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), promovida pela Associação Comercial de Campinas. O Day1X será realizado das 18h30, às 22h, no Expo D. Pedro. Informações e inscrições pelo site: http://www.semanane.com/day1x-campinas
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