Cada modalidade de vendas é voltada para um modelo de negócio e um público específico. Veja quais são elas:
Boa parte dos negócios atualmente apostam nos modelos de vendas mais difundidos e seguros.
Existem hoje 4 tipos de vendas principais, sendo 2 com foco no consumidor final, como, a venda direta e a consignada. Já as vendas consultivas e corporativas, são indicadas para negociações entre empresas, pois, seus processos são mais longos e complexos.
No post de hoje, traremos uma análise dessas quatro principais práticas de negociação para te ajudar a decidir qual delas se encaixa melhor para o seu negócio. Vamos conferir!
1 - Vendas Consultivas
Permite uma aproximação maior entre vendedor e o cliente, desenvolvendo um relacionamento que favoreça a venda e a fidelização.
O vendedor consultivo precisa realizar um diagnóstico técnico no potencial cliente, esclarecendo suas dúvidas e dando direcionamento para oferecer a solução que ele precisa, de forma personalizada.
Consumidores que necessitam de consultoria são mais comuns no mercado corporativo, pois, o processo de compra de muitas companhias costumam ser complexos e rigorosos. Essa modalidade também pode ser utiliza
da para venda de produtos complexos ou com alto de custo de aquisição para consumidores finais, pois, precisarão demandar de especialistas para o esclarecimento de dúvidas e aumentar a credibilidade do produto.
2 - Vendas Corporativas
A venda para esse caso deve ser pautada somente em argumentos racionais, o vendedor precisa estar ciente que nenhuma organização irá contratar o seu produto sem antes passar um pente fino em suas propostas.
As negociações normalmente são realizadas por meio de reuniões executivas, com apresentação e discussão de ideias. É o tipo de trabalho que depende de uma equipe de marketing e comercial completamente integrada. O interessante é que se possa criar um relacionamento a longo prazo com o público alvo e conduzi-lo de forma sutil até o fechamento do negócio.
3 - Vendas Consignadas
Esse tipo de negociação é uma das mais utilizadas no Brasil. Dessa forma, o comerciante firma uma parceria com o fornecedor, chegando ao acordo de pagar apenas pelos produtos que conseguir vender.
Esse processo é benéfico para empresas cujo estoque é enxuto, pois, terá uma oportunidade segura de faturar sobre o produto uma vez que não terá preocupações com despesas extras caso a mercadoria não seja vendida como o esperado.
4 - Vendas diretas
Por último, mas não menos importante, temos as negociações diretas, que é clássico modelo cara a cara, ou contato direto com o consumidor.
Os principais métodos de vendas diretas são:
Eventos: nesse modelo, a empresa promove um evento para reunir pessoas, sejam clientes antigos ou potenciais, para oferecer seus produtos ou serviços.
Catálogo: nessa outra modalidade, o vendedor apresenta os seus produtos por meio de um catálogo ou revistas que, descrevem o produto e também o apresentam de forma visual. As empresas que mais utilizam esse tipo de trabalho até os dias de hoje são a Natura e AVON.
Porta a porta: quando o vendedor se desloca até o cliente para exibir seus produtos e vendê-los.
Este sistema permite ser classificado em dois diferentes níveis:
Marketing multinível: o consultor de vendas, além de lucrar com a venda dos serviços ou produto, também pode receber comissões.
Sistema mononível: A atuação é realizada de forma autônoma, ou seja, os produtos são comprados e posteriormente revendidos com uma margem de lucro.
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