top of page

Recrutamento Eficiente: atraia os melhores profissionais para o seu time

É preciso ter em mente a relevância do processo de recrutamento para o próprio desenvolvimento da empresa. Hoje em dia, é comum que as máquinas façam o trabalho mecânico, enquanto as organizações buscam e selecionam colaboradores com capacidade de inovação, decisão e proatividade.


Recrutar pessoas para a sua empresa não é uma tarefa fácil. Além da complexidade e particularidades inerentes a cada pessoa, muitas vezes há uma urgência no preenchimento da vaga, tornando necessária uma eficiência alta no processo de contratação.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half demonstrou que cerca de 70% dos trabalhadores entrevistados afirmaram que perderiam o interesse em um emprego se o retorno do empregador demorasse mais do que duas semanas após a entrevista. Além da demora denotar a falta de profissionalismo, ela gera o grande risco de se perder os melhores candidatos para a vaga.

É preciso ter em mente a relevância do processo de recrutamento para o próprio desenvolvimento da empresa. Hoje em dia, é comum que as máquinas façam o trabalho mecânico, enquanto as organizações buscam e selecionam colaboradores com capacidade de inovação, decisão e proatividade.

Cabe a você, responsável ou influenciador de novas contratações, identificar nos candidatos essas habilidades. Por isso, antes de qualquer outra coisa, siga estes passos para iniciar o processo de recrutamento.



1. Defina o perfil para o ocupante da vaga

Assim como em sua vida e na da sua empresa, o primeiro passo para se conquistar algo é saber, exatamente, o que se deseja. No processo de seleção de colaboradores, isso não é diferente.

É preciso delimitar a qualificação desejada, o perfil pessoal do colaborador, as habilidades indispensáveis à realização das funções do cargo e assim por diante.

Fazer uma perfeita e completa caracterização do perfil do ocupante da vaga tornará mais fácil a sua identificação dentre os inúmeros candidatos possíveis.

2. Escolha o tipo de recrutamento

Definido o perfil do candidato, é hora de avaliar qual a melhor forma de encontrá-lo e realizar o recrutamento. Vale lembrar que existe a possibilidade de encontrá-lo dentro da própria empresa, por meio do recrutamento interno. Caso seja realmente necessário, parte-se para o recrutamento externo.

Entretanto, se o interesse primordial da organização for o rápido preenchimento da vaga ou mesmo se estiver buscando um profissional com qualificação diferenciada ou habilidades que não se encontram internamente, o ideal é ampliar as possibilidades de participação e, realmente, fazer o recrutamento externo.

3. Verifique os benefícios que serão oferecidos

As políticas de salário, incentivos e benefícios devem ser destacadas no processo de definição dos candidatos.

O que a sua empresa tem a oferecer é compatível com aquilo que o perfil buscado está disposto a aceitar?

Diante da resposta a esta pergunta, pode ser necessário mudar a descrição e critérios da vaga ou mesmo dos benefícios oferecidos.

Aproveite para fazer uma pesquisa no mercado e verifique se os benefícios da sua companhia estão abaixo, na média ou acima daquilo que as concorrentes oferecem.



4. Estabeleça o processo de seleção

A seleção dos profissionais pode ocorrer de diversas formas: análise de currículos, testes de conhecimentos, dinâmicas de grupo, psicotestes, entrevistas ou todas elas.

Na verdade, é difícil priorizar apenas um procedimento para a seleção, pois cada um deles cumpre um papel específico na identificação de habilidades. Por isso, a melhor solução é a de mesclar alguns deles, de acordo com a descrição da vaga.

A entrevista, contudo, é uma etapa essencial, porque ela possibilita avaliar a conduta, temperamento, comportamento e outros sinais da linguagem não verbal dos candidatos. Durante essa conversa, é de extrema importância confirmar as informações recebidas sobre o candidato.

5. Se prepare para o processo de recrutamento

No processo de seleção, o recrutador forma impressões sobre os candidatos, mas, lembre-se, isso é recíproco.

Demonstrar segurança, firmeza e técnica é essencial para a boa condução do processo e à elevação do próprio status da organização.

Seguindo essas dicas, aumentam as chances de que seu processo de recrutamento seja mais eficiente, garantindo à organização o seu recurso mais valioso: o humano.

Assim, é cada vez mais necessário que as empresas adotem um processo de recrutamento que alie dinamismo e visão, a fim de atrair os melhores profissionais para os seus times.

Mas não acaba por aí, é preciso auxiliar na integração do novo membro ao seu time de colaboradores.




Os passos essenciais para a integração de novos colaboradores

Depois da etapa de recrutamento e seleção vem a de integração dessas novas pessoas colaboradoras, que terão o seu primeiro contato oficial com a empresa.

Também chamado de onboarding, esta etapa é a oportunidade ideal para mostrar os valores e cultura da organização.

Onboarding é o conjunto de processos e ações planejadas para receber funcionários recém-contratados, fazendo com que se sintam parte do time de colaboradores da empresa.

Esse tipo de estratégia é fundamental por uma série de razões, como: redução do índice de turnover, aumento da produtividade da equipe e, até mesmo, para contribuir com o aumento dos resultados e a competitividade do negócio em seu mercado de atuação.

> 1. Desenvolva uma política de boas-vindas

> 2. Crie documentos informativos e guias com as rotinas da empresa

> 3. Aposte em treinamentos

> 4. Faça a apresentação da empresa e dos serviços oferecidos por ela

> 5. Tenha um descritivo das funções do novo funcionário

A falta de engajamento é um problema que afeta muitas empresas no Brasil. Por isso, é importante entender como identificar os colaboradores desmotivados e tomar atitudes assertivas para contornar a situação.

Em vista disso, o início de um novo colaborador é de extrema importância, afinal, a primeira impressão é a que fica.

De acordo com a empresa norte-americana de pesquisa de opinião, a Gallup, 67% dos colaboradores não se sentem engajados nos processos da equipe.

Busque maneiras para motivar os seus funcionários e impulsionar a sua empresa a gerar resultados de excelência.

Caso precise de uma ajuda com isso, a ACIC, entidade com mais de 100 anos de história e incentivos às empresas de Campinas, disponibiliza, de forma gratuita, o e-book: “O segredo para motivar colaboradores - Transformando benefícios em motivação”. Acesse agora!

Comentários


bottom of page