top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

Relações sendo destruídas (Networking sendo destruído)

Da mesma forma que a mudança vem de dentro para fora a destruição de suas relações acontece de você para os outros

Quero provocar! Escuto de muitas pessoas que elas estão se tornando mais objetivas. Bom, ser objetivo não tem nada a ver com não compreender e dar atenção aos outros. E esse é um erro fatal na Nova Era de Negócios! Infelizmente é uma atitude que vem se tornando comum e que limita significativamente o nosso potencial para relacionamento de negócios (Networking sendo destruído). E hoje, a sua rede de relacionamentos, ou seja, seu networking, é o seu maior ativo. Mas tem solução!

Colocarei aqui 3 provocações para você refletir:

  • Só sei que nada sei é uma das grandes lições que a vida nos proporciona. A educação para os negócios ou o Networking Educacional faz com que você tenha autoconsciência e permite que saia um pouco de si e compreenda o outro. Compreenda o momento do outro. Compreenda que você pode auxiliar o outro e gerar valor e riqueza ao ecossistema de negócios. Então, fique atento, pois se a única visão que possui de você mesmo vem do espelho pessoal, sua relação se equivale ao que vê em uma sala de espelhos mágicos e ocultos de um parque de diversões.

  • Você já ouviu a frase: “Se eu tivesse apenas 1 hora para derrubar uma árvore, passaria os primeiros 45 minutos afiando meu machado.” – Abraham Lincoln. Quanto tempo você se dedica em melhorar sua ferramenta de trabalho? Qual a dedicação que você tem em entender melhor o seu cliente? Quanto tempo você dedica às suas relações de negócios? Há quanto tempo você não afia seu Networking? Estamos falando de ser eficaz e estar atento ao equilíbrio. E ser eficaz consiste no equilíbrio. Se você tem um modo de vida focado somente na extração, acaba negligenciando o meio pelo qual terá resultados efetivos e em pouco tempo perderá a fonte de recursos. Por outro lado, se você apenas pensa no meio, não tem o poder de realizar a transformação que seu cliente quer e precisa, tornando-se mais uma paisagem na jornada do cliente. O equilíbrio está em você buscar formas de melhorar sua proximidade com as pessoas. Ter reais intenções em ajudar a transformar problemas em soluções. Ter foco e intensidade no fazer. Recomendação: Nutra seu Networking diariamente. Ele tem vida e precisa de atenção.

  • Existe um equilíbrio a ser conquistado e esse equilíbrio define o quanto longe irá à conquista de seus objetivos. Os últimos 6 anos interagi e convivi com inúmeras pessoas, executivos, empresários e empreendedores de todos os tipos de mercado e constatei haver uma ausência em uma grande parte dessas pessoas. A ausência de reunir 3 ativos importantes para ter mais sucesso nas vendas, nos novos negócios e na fidelidade de seus clientes. São eles:

    • Conhecimento – o que fazer, para que fazer e o porquê fazer;

    • Habilidade – como fazer;

    • Desejo – querer realmente fazer.


E na Nova Era de Negócios essas 3 dimensões são vitais para ter relações de negócios produtivas e ter um Networking totalmente vivo em oportunidades reais. Muitos têm conhecimentos e habilidades, porém falham na última dimensão: A do querer.


Um exemplo: Para ouvir meu cliente preciso querer ouvir. E muitas vezes estou mais preocupado em “vomitar” a solução mágica da minha empresa. Esse hábito de não ouvir corrói a oportunidade. Entenda que na Nova Era de Negócios você precisa ter esse equilíbrio e não mentirei para você, por muitas vezes é um processo doloroso.

Bom, se você chegou até aqui lendo meu artigo é porque você está em busca de mudança.

Então me mande uma mensagem, será um prazer conversar com você.


Autor: Glauco Vega - 20 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante, coach e especialista em networking.



bottom of page