top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação Comercial de Campinas

A importância do Networking e como essa prática impacta os negócios



“Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar aos outros” Jay Abraham

O networking ganha a cada dia mais importância nas relações de negócios. Ter uma rede de contatos é fundamental para a busca de oportunidades no mercado. No entanto, é importante estar atento ao fato de que essas relações sejam de qualidade e confiança.

Assim, manter-se conectado a uma rede, deve ter como objetivo construir contatos efetivos e construtivos. As relações comerciais e profissionais precisam ser construídas por pessoas que tenham objetivos comum. De nada adiantará uma rede em que os contatos não compartilhem os mesmos interesses. E, mais um ponto importante: networking é uma ação de colaboração mútua, onde ambas as partes tem de obter ganhos.

O networking permite relacionamentos com diferentes segmentos e profissionais, possibilitando entender e ampliar o seu ponto de vista sobre as oportunidades nas diferentes áreas de atuação do mercado. Essa prática, impacta diretamente em você e no seu negócio, ao trazer novos elementos, conhecimentos, ideias, agregação de pessoas e valores, visibilidade, e um fluxo de eventos, que se desdobram em outros e resultam em indicações, oportunidades e soluções.

Consultores, se incluem no rol de profissionais que não dispensam o networking, pois é a melhor forma de qualificar a sua reputação na geração de negócios. As indicações são relevantes nos negócios, mas não podem ser vistas como uma consequência, um bônus, é necessário trabalhar para a geração de indicações, pois que os recebe exigirá saber mais para comprovar as recomendações que recebeu. E, se satisfeitos, tornando-se potenciais para reputar e recomendar o indicado e o indicador.

Por fim, o termo networking é a junção de duas palavras do idioma inglês: net (rede) e working (trabalhando), ou seja, é a sua rede de contatos trabalhando a seu favor. Quando maior a sua rede, maior a possibilidade de aproveitar as oportunidades e realizar negócios. Contudo, mais uma vez, outro ponto importante: o segredo do sucesso com o networking é criar valor para os demais, pois a rede de relacionamento é uma troca. E, nunca esqueçam de agradecer!



bottom of page