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8 dicas para apresentar melhor a sua empresa



Uma má apresentação pode causar desinteresse de possíveis clientes, além de prejudicar a busca de investidores e a formação de parcerias estratégicas.

Grandes especialistas afirmam que ao fazer uma apresentação de sua empresa, principalmente, se você tiver pouco tempo, é de suma importância ser objetivo, ou seja, contar sua história de forma sucinta e sem muitos rodeios para chegar no ponto principal, que é o seu produto ou serviço explicando, primeiramente, sobre eles e, em seguida, contextualizando e sempre deixando claro o porquê você vende o que vende. Você pode aprender mais sobre como contextualizar a sua apresentação clicando aqui.

Além disso, a Daniela Khauaja, Coordenadora de Pós-graduação em Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), afirma, que também é necessário conter na sua apresentação números que exemplificam a qualidade do seu negócio e quantas pessoas já foram impactadas por ele. Por exemplo: 2700 empresas da cidade de Campinas são associadas e já tiveram seus negócios transformados ao utilizarem os benefícios da ACIC ou cerca de 70% das empresas associadas utilizam o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Uma das principais partes de uma exposição, além, é claro, do conteúdo, é a apresentação visual com slides. Daremos, neste artigo, algumas dicas de como desenvolver uma apresentação de forma sucinta, coerente e bem feita.

Dica 1 - Nada de textão: As apresentações de slides são ideais para se obter uma visão geral sobre um assunto. Não é interessante mostrar muitos detalhes, citações e factóides, porque, esse excesso de informações pode desgastar o público. Seria interessante separar os assuntos por tópicos, seguindo um estilo limpo e minimalista, porém, eficiente. Lembre-se que a apresentação deve ser feita por você, os slides servem somente como uma sustentação do assunto e não deve dominar o espaço.

Dica 2 - Inclua o audiovisual somente quando necessário: A ideia da apresentação de slides é reforçar a explicação verbal com algumas imagens. Caso precise apresentar algum vídeo ou áudio específico, certifique-se que o local é equipado para atender às suas necessidades e assim não terá surpresas desagradáveis na hora de apresentar.

Dica 3 - Pense no seu público: Prepare a sua exposição com base no seu público, caso o mesmo já esteja familiarizado com o seu ramo de atividade, sinta-se livre para apresentar informações técnicas e detalhadas. Mas, caso seu público seja, por exemplo, possíveis clientes com pouco conhecimento sobre o assunto, o ideal seria condensar o texto para explicar os conceitos de modo mais simplificado. Além disso, caso deseje incluir gráficos, verifique se os mesmos são de fácil entendimento para todo tipo de público.

Dica 4 - Como fazer tudo isso em 10 minutos?: Uma das regras mais conhecidas para esse tipo de exposição é a 5/10/30. De acordo com a regra, você deve utilizar 5 slides para uma apresentação de 10 minutos, com os textos escritos em fonte 30. Segundo esse cálculo, cada slide deve durar cerca de dois minutos.

Você pode fazer alterações necessárias de acordo com a sua necessidade, por exemplo, se você tem o costume de falar rapidamente, é possível fazer uma apresentação com mais slides. Caso fale lentamente, é bom fazer uma apresentação com menos slides.

Dica 5 - Pratique a apresentação: Pratique de frente para o espelho ou para amigos e familiares sempre cronometrando o tempo. Se durante o teste você ultrapassou o tempo, edite a apresentação conforme necessário. Porém, se você terminou antes do prazo, adicione mais conteúdo aos slides para expandir as informações verbalmente.

Também é importante solicitar feedback e fazer ajustes de acordo com o retorno recebido.

Agora que você aprendeu como fazer uma apresentação visual bem feita, é importante também se atentar à algumas dicas de como se comunicar em público:

Dica 1 - Cuidado com a postura: Expressões corporais e faciais dizem muito durante o processo de comunicação, pois, transmitem mensagens tanto quanto o conteúdo que está sendo dito e podem causar contradição com o que está sendo falado.

Sendo assim, atente-se aos ombros curvados, cabeça baixa e braços cruzados, pois, transmitem falta de segurança e fazem com que o público perca o foco no assunto.

Dica 2 - Transmita segurança: Seja constante durante a fala e tenha uma linha de raciocínio com argumentos lógicos de acordo com o tema abordado. Lembrando sempre de tratar sobre o assunto de maneira positiva.

Dica 3 - Atenção ao jeito como fala: Trabalhe bem a entonação e certifique-se que todos estão te escutando: De acordo como o especialista Julian Treasure, falar com a voz muito aguda ou anasalada pode prejudicar a atenção do ouvinte, ao contrário de uma voz firme e grave que transmite segurança e autoridade ao discurso.

Você pode colocar todas essas dicas em prática fazendo uma apresentação de 10 minutos falando sobre a sua empresa, produto ou serviço em grupos de empresários. A ACIC oferece o AC Networking, que são grupos de empresários que tem espaço para falar sobre seus negócios e fazer indicações assertivas. Para saber mais sobre o AC Networking, clique aqui ou fale com um dos nossos consultores pelo WhatsApp: (19) 99607-7604.